Escola de Especialistas de Aeronáutica virtual

O “Berço dos Especialistas” é onde são formados os controladores militares da VATSIM no Brasil. Oficialmente conhecida como Escola de Especialistas de Aeronáutica virtual e situada na cidade paulista de Guaratinguetá, é responsável pelo Curso de Formação de Sargento virtual (CFSv) para a especialidade de Controlador de Tráfego Aéreo Militar (BCT).


Para ingresso no Curso, o passo inicial é o alistamento, onde o candidato passa a integrar um cadastro para ser convocado a medida que vagas para o Curso sejam disponibilizadas.


Caso candidado cumpra com os Pré-Requisitos para ingresso no Curso que são ter no mínimo rating TMA Controller (S3) – Approach (APP) and Departure (DEP) positions e 50 horas de serviço radar,  é então convocado e passa  por uma entrevista que visa determinar as aptidões para a carreira de Controlador Militar.


Sendo aprovado nesta entrevista, o candidato é matriculado no Curso e é promovido ao posto de Cabo Aluno por ato do Comandante do Comando-Geral do Pessoal Militar virtual (COMGEPv) passando a receber instrução que o capacite a exercer as atribuições no Controle de Trafego de aeronaves militares.


O Aluno é instruido em três das posições de Controle: Solo (GND), Torre (TWR) e Controle de Aproximação (APP). Ao ser aprovado em cada fase, passa para a posterior de forma que, ao concluir o Curso, esteja apto ao desempenho das funções em conformidade com o que propõe a Divisão Brasil da VATSIM. Sendo assim, além de cumprir o conteúdo curricular do Curso, o Aluno deve possui a qualificação (Rating) mínimo de Student 3 (STU+) junto a VATSIM para poder se formar.


Aprovado no Curso, o Aluno é declarado 3º Sargento BCT virtual e é designado a uma das Unidades Militares subordinadas ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo virtual (DECEAv) podendo guarnecer as posições de Controle Militar para as quais está habilitado. Como próximo passo, o agora 3º Sargento virtual deve buscar as qualificações para obtenção da habilitação para controle da posição militar de Defesa Aérea, que é correspondente ao Centro civil.



Ad astra et ultra
(“Aos céus e além”)

Os comentários estão encerrados.