Notícias › PROANTAR 2017 – FABv

proantar-2017Teve início no período de 15/12/2016 a 25/02/2017 o Programa Antártico Brasileiro, realizado pelo Esquadrão Gordo virtual da Força Aérea Brasileira virtual.


Todos os anos no inverno, o mar nas proximidades da Estação Antártica Comandante Ferraz está congelado, o que impede a navegação do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel. A solução para manter o apoio logístico e o reabastecimento da Estação é o lançamento de carga de pára-quedas pelos Hércules C-130. Durante as Operações Antárticas estão previstos sete vôos de apoio. Operando numa das regiões mais inóspitas do planeta, e o 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte virtual (1º/1º GT) é o único da Força Aérea Brasileira capaz de realizar esse tipo de missão.


Os vôos antárticos dependem da meteorologia sobre a Base Aérea Presidente Eduardo Frei Montalva, na ilha 25 de Mayo. Antes de cada travessia, a tripulação recebe as últimas informações sobre as condições de vôo e a existência de janelas para pouso na base chilena. Mas o tempo na região com ventos que ultrapassam os 100 km/h pode mudar a qualquer momento e a tripulação e os passageiros devem estar preparados para isso.


Gabinete do Comando da 5ª FAE virtual


 

Os comentários estão encerrados.