Esquadrões › 1º Esquadrão do 1º Grupo de Aviação de Caça virtual

O Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GavCa) é subordinado à Terceira Força Aérea (III Fae) e opera a partir da Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, possuindo dois esquadrões: o 1º/1º GAvCa – Esquadrão Jambock e o 2º/1º GAvCa – Esquadrão Pif-paf. Ambas as unidades tem por atribuição realizar missões de ataque à superfície e defesa aérea.

O Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GavCa) foi criado pelo Decreto nº 6.123 de 18 de dezembro de 1943, pelo então Presidente Getúlio Vargas, tendo realizado 2.546 sortidas ofensivas ao longo de 450 missões nos céus da Europa durante a II Guerra Mundial.

Com o final da guerra, o 1º GavCa retornou para a Base Aérea de Santa Cruz, passando a operar junto com o 2º GavCa. Em 24 de março de 1947, o decreto nº 22.802 transformou-o 1º e 2º GavCa no 9º Grupo de Aviação, surgindo o Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º Gav) e o Segundo Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (2º/9º Gav), ambos sediados na Base Aérea de Santa Cruz.

Em 1949, para fazer justiça à unidade que forjou seu nome lutando nos céus da Itália, o Decreto-Lei nº 27.313 modificou novamente a denominação, trazendo de volta o 1º Grupo de Aviação de Caça, substituindo o 9º GAv, agora com dois esquadrões: o Primeiro Esquadrão do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º/1º GavCa), substituindo o antigo 1º GavCa, e o Segundo Esquadrão do 1º Grupo de Aviação de Caça (2º/1º GavCa) substituindo o antigo 2º GavCa.

Em 1953 o 1º GAvCa entrou na era do jato, com o recebimento dos Gloster F-8 Meteor, utilizados até 1968, quando recebeu os Lockheed TF-33A T-Bird, voando estas aeronaves até 1972, quando foi incumbido de realizar a avaliação operacional dos Embraer AT-26 Xavante. Em 1975 a unidade fez sua conversão para os Northrop F-5B Freedom Fighter (já retirados de uso) e F-5E Tiger II, utilizados até os dias de hoje. As insígnias dos Esquadrões Jambock (“Senta a Pua”) ou do Esquadrão Pif-paf (“Rompe Mato”) estão fixadas no lado direito do estabilizador vertical, estando a insígnia do 1º GAvCa (“Senta a Pua”) fixada no lado esquerdo de todas as aeronaves .

O jato supersônico Northrop F-5E Tiger II é um caça tático bimotor de defesa aérea e ataque ao solo fabricado nos Estados Unidos. A sua velocidade máxima atinge cerca de 1.700 km/h, possuindo dois canhões Pontiac de 20 mm e capacidade de levar os mísseis brasileiros Piranha e os israelenses Python III, além de bombas e foguetes. Atualmente, os Tiger II da Força Aérea Brasileira passam por um programa de revitalização desenvolvido pela Embraer, que ampliará em muito as suas capacidades, principalmente de emprego de novos armamentos e de navegação.


O Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) ficou subordinado ao 350th Fighter Group da USAAF, sendo incorporado como um esquadrão, junto com outros três esquadrões, pois o que para a nossa estrutura era um Grupo, para os aliados era apenas um Esquadrão. Durante as operações recebeu o nome código de Jambock, uma espécie de chicote feito de couro de rinoceronte, utilizado pelos nativos da África do Sul para tanger o gado. O Grupo era constituído por quatro esquadrilhas representadas por cores: Vermelha (letra A), Amarela (B), Azul (C) e Verde (D) que, posteriormente, devido ao grande número de baixas na esquadrilha Amarela, passaram a ser apenas três.

Os comentários estão encerrados.