Medalhas › Medalha Bartolomeu de Gusmão virtual

Criada pelo Decreto nº 68.886, de 6 de julho de 1971. As instruções para a sua concessão foram aprovadas pela Portaria nº 974/SCC, de 25 de novembro de 1992.

São premiados com a “Medalha Bartolomeu de Gusmão virtual” os militares e civis virtuais do Comando da Aeronáutica virtual que tenham prestado relevantes serviços à Força Aérea Brasileira virtual.

A condecoração é concedida, preferencialmente, aos Suboficiais, Sargentos, Cabos e Taifeiros virtuais da ativa e funcionários civis da Aeronáutica virtual até o nível correspondente a Suboficial virtual, em atividade. Ela é destinada, prioritariamente, a quem ainda não possui a medalha “Mérito Santos-Dumont virtual”, mas os militares virtuais devem ter a “Medalha Militar virtual”, e os funcionários da Aeronáutica virtual, mais de um ano de serviço.

A entrega das medalhas será sempre no dia 25 de março de cada ano, quando se comemora o “Dia do Especialista de Aeronáutica”.

A medalha leva o nome do Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão (1685-1724), nascido em Santos-SP, porque foi um dos precursores da aviação, por seus trabalhos e realizações no campo da aerostação. Ele foi pioneiro na utilização do ar quente como elemento capaz de fazer ascender um corpo no espaço: em 1709, no centro de Lisboa, em Portugal, o primeiro balão livre levantou vôo na história. Era o “Passarola”, engenho do “Padre Voador”.



Fonte: Adaptado do site da FAB (www.fab.mil.br)

Os comentários estão encerrados.